O Monte Lykavittos

Fui visitar o Monte Lykavittos.

O Monte Lykavittos é o ponto mais alto de Atenas, a 277 metros do nível do mar. Tal como o Castelo de São Jorge de Lisboa, o Monte Lykavittos é igualmente o sentinela da cidade.

Para alcançar o topo do Monte Lykavittos, pode-se utilizar a estrada (extremamente íngreme) ou o funicular. Eu escolhi a estrada para também testar as capacidades da minha bela papaki. Para meu orgulho, a minha nova amiga de 2 rodas portou-se lindamente!

Da zona de estacionamento até à igreja que coroa o monte, existe ainda um calvário de centenas de degraus. Chegando ao fim, e após recuperar o fôlego, recebemos a recompensa: uma vista espetacular sobre a cidade!

Do seu topo é possivel avistar quase toda a cidade (excepto alguns bairros que se escondem por detrás de outros montes mais baixos), dos portos de Pireus às primeiras montanhas da região de Peloponessos.

Para além da Igreja de St. George (por ter apadrinhado os pontos mais altos das cidades, acredito que este santo devia ter sido paraquedista…hei-de consultar a Bíblia!), existe ainda o café-restaurante Horizon, óptimo para relaxar ao sabor de um capuccino quente (no inverno) ou de uma cervejinha (no verão, obviamente).

Outra particularidade do Monte Lykavittos, é o facto de ter vários caminhos pedestres e, em descida, nunca se sabe onde acabam! Descemos o monte e acabamos num qualquer bairro no sopé do rochedo, e depois logo se vê como nos orientamos, como voltamos a casa…!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário